O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, e também responsável por muitas mortes todos os anos.
Sabe-se que a principal faixa acometida é a partir dos 50 anos e portanto, o exame do toque retal a partir desta idade, pode ser o facilitador do diagnóstico precoce, e assim, responsável por um tratamento de sucesso.
Por mais que esteja ligado à diversos fatores genéticos, uma das causas de seu aparecimento, é relacionada à hábitos de vida: a UNIFESP publicou recentemente um estudo, que dizia que 35% dos casos de câncer de próstata estão ligados à alimentação!
Conheça a seguir, alguns alimentos que podem estar envolvidos no desenvolvimento da doença:
1. Dieta rica em gorduras
Estudos recentes indicaram que a alimentação rica em gorduras, principalmente a animal, pode estar fortemente relacionada com o desenvolvimento do câncer de próstata.
Além da doença neoplásica, sabe-se que esta dieta estará também muito relacionada com problemas cardiovasculares.
Saiba mais informações acessando o estudo que divulgou esta informação: http://www.redalyc.org/html/630/63013126/.
2. Ausência de fibras na alimentação
As fibras são compostos encontrados em vegetais e frutas, e que não são capazes de ser digeridos em nosso organismo. Por esse motivo, elas serão as principais matéria-primas para a formação do bolo fecal, e terão ação no bom funcionamento intestinal.
Sugeriu-se recentemente que elas também podem estar ligadas à prevenção do câncer de próstata: assim, uma dieta pobre em fibras, pode servir como fator de risco para a doença.
3. Falta de vitamina D
Quando se fala em vitamina D, automaticamente lembra-se da exposição solar: a maioria dos brasileiros possui um déficit neste composto tão importante, pelos hábitos de vida e baixa exposição solar diária.
Mas, poucas pessoas sabem que a vitamina também pode ser encontrada na alimentação: leite, frutos do mar, fígado bovino, ovo, e outros alimentos podem ser fontes de vitamina D!
Assim, a ausência deste elemento no organismo, também poderá elevar as chances de desenvolver o câncer de próstata.
Quais outros fatores elevam as chances de desenvolver a neoplasia?
Os 3 alimentos mencionados anteriormente, são os principais determinantes alimentares para o desenvolvimento da neoplasia. Mas, ainda falando de hábitos de vida, existem outros fatores envolvidos no desenvolvimento da doença. Conheça-os a seguir:
1. Tabagismo
Fumar pode aumentar as chances de desenvolver inúmeras doenças, e uma delas é o câncer. Levando em conta que grande parte da população masculina é tabagista, considera-se este público como de risco para o desenvolvimento da neoplasia em questão.
2. Sedentarismo
A falta de exercícios físicos pode estar estritamente ligada ao desenvolvimento de cânceres, e um deles é o de próstata.
Além das consequências diretas do sedentarismo, tem-se ainda a obesidade, que eleva estas chances.
3. Questão genética
Já mencionada anteriormente, a genética terá forte influência sobre o desenvolvimento da doença. E quanto mais casos presentes na família, maiores a chance do desenvolvimento.
Como prevenir?
Agora que você conhece a maior parte dos fatores de risco para a doença, principalmente relacionados com a alimentação, pode tomar algumas medidas para evitá-la:
-
Tornar a dieta pobre em gorduras e rica em fibras;
-
Tomar sol diariamente, 20 minutos pela manhã;
-
Suplementar vitamina (principalmente D) quando necessário;
-
Praticar exercícios físicos;
-
Evitar a obesidade;
-
Abandonar hábitos tabagistas e etilistas (consumo de álcool);
E muito mais!
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o exame de próstata a partir de 50 anos, e aos 45 anos para homens com histórico familiar.
O toque retal é a principal forma de descobrir a doença em seu início, visto que o câncer é silencioso, e se não pelo exame de prevenção, será diagnosticado apenas em estágios avançados.