A uretra é uma estrutura do sistema urinário e genital (no caso dos homens), que tem como função a condução da urina para fora do corpo. Nos homens, como participa também do sistema genital, também é encarregada de transportar o sêmen.
Existem situações, como trauma e infecções recorrentes, que podem levar a um “fechamento” (estenose) deste canal, impedindo assim a passagem dos fluidos.
A uretroplastia perineal é uma das opções terapêuticas, e a seguir, serão apresentadas suas vantagens!
Mas, como ocorre a estenose da uretra?
Na medicina, o termo estenose é utilizado para referir-se a obstrução e fechamento de canais, por proliferação de um tecido próprio de “cicatrização”, chamado de conjuntivo.
Esta situação ocorre comumente na presença de infecções, como gonorreia. O trauma da região também pode levar a esta condição, como queda à cavaleiro, fraturas de bacia e com a passagem de sondas.
A condição ocorre mais comumente em homens, embora possa ocorrer nas mulheres sujeitas aos mesmos fatores de risco.
Quais os sintomas da estenose da uretra?
Muitas vezes é um quadro que não surgirá do dia para a noite, mas sim, ao longo de dias. As principais queixas dos pacientes costumam ser:
- Dificuldade para eliminar toda a urina contida na bexiga.
- Necessidade de urinar a noite.
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
- Várias idas ao banheiro durante o dia.
Mediante este quadro, exames serão solicitados pelo médico urologista para determinar a melhor forma de tratar esta condição!
Como a uretroplastia perineal será realizada?
A uretroplastia, basicamente, consiste na retirada do segmento que está “fechado” (estenosado) e reconstrução primária ou com substituição deste por outra mucosa, que comumente é retirada da boca do paciente.
O acesso à uretra é feito pela região perineal, com o intuito de minimizar as sequelas para o paciente. Então, será feita a reconstrução do segmento.
Maiores informações serão dadas pelo urologista responsável!