Tecnologia e Inovação. Minimamente invasivo.

Atendimento : Seg. a Sex. - 08:00h às 18:00h
  Telefone : (82) 3231-7813

Cirurgia laparoscopica

Como é realizada a cirurgia laparoscópica renal?

Desde o inicio dos anos 90, quando a primeira nefrectomia videolaparoscópica foi realizada, que o tratamento minimamente invasivo para as patologias renais vem se difundindo no meio urológico.

Hoje em dia, a grande maioria das patologias renais podem ser tratadas por videolaparoscopia.

Quando a cirurgia laparoscópica pode ser feita no rim?

Inicialmente, as cirurgias laparoscópicas eram utilizadas principalmente na endoscopia, mas, com a ampliação do método, é possível aproveitá-las nas operações renais. Dentre os procedimentos possíveis, destacamos:

Nefrectomia

O termo nefrectomia refere-se à retirada do rim, podendo ser total ou parcial, retirando-se apenas de alguma parte do órgão. A nefrectomia é utilizada para o tratamento dos cânceres renais e em casos de perda da função renal, também chamada de exclusão funcional do rim.

Retirada de cálculos

Os cálculos, popularmente conhecidos como “pedras no rim”, são formados em decorrência do acúmulo de cristais. Em casos selecionados a laparoscopia pode ser uma opção.

Remoção de cistos

Além dos cânceres e tumores, pode-se ter também a formação de cistos no rim, que acabam por prejudicar o funcionamento do órgão ou causar outro tipo de problema.

Pieloplastia

Algumas pessoas podem nascer com alterações no escoamento da urina pelo ureter. São as chamadas estenoses ou estreitamento da junção uretero-piélica. Neste caso é necessário realizar uma plástica da drenagem do rim, no intuito de preservar a unidade renal.

Qual a duração da cirurgia?

O tempo do procedimento dependerá do caso de cada paciente, podendo ser mais complexo ou simples.

Mas, de um modo geral, as cirurgias laparoscópicas renais tendem a durar de uma a duas horas, visto que além do procedimento propriamente dito, há também anestesia, antissepsia (isto é, preparação do ambiente cirúrgico), tempo de observação pós-operatório, e uma série de outros cuidados.

Principais vantagens da videolaparoscopia

Depois de conhecer os principais empregos do procedimento, e também como ele é feito, conheça as principais vantagens:

  • Menores incisões: se comparada a cirurgia aberta, conclui-se que a laparoscopia possui incisões (isto é, cortes), muito menores, reduzindo os desconfortos do paciente.
  • Menor lesão: como a técnica é altamente específica, menos órgãos e estruturas serão lesados.
  • Baixa chance de infecção: como os cortes serão pequenos, geralmente necessitam de um ou dois pontos, o que reduz drasticamente a chance de infecções no pós-operatório.
  • Rápida recuperação: graças a todas as vantagens abordadas nos tópicos anteriores, o pós-operatório se torna mais fácil, visto que o paciente sente menos dor, não possui uma ferida tão grande, e também possui muito menos complicações.
    Portanto, discuta com seu médico a possibilidade de realizar sua cirurgia renal através da videolaparoscopia. Busque sempre centros médicos especializados e de referência no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *